SER UM ADVOGADO GENERALISTA OU ESPACIALISTA?
Este é com certeza sem sombra de duvidas uma das perguntas mais pertinentes ao recém formado que acaba de se tornar um advogado e pretende começar a atuar. E pode ter certeza que eu também já fiz essa pergunta para mim mesma. (Depois que eu passar na prova o que vou fazer?)

Uma coisa eu sempre tive em mente, que ser um advogado generalista, principalmente para um iniciante não me parece ser um bom caminho. Então resolvi pesquisar sobre o assunto. O que mais me deparei procurando resposta, foi um (“jusbrasil”). Sim esta ferramenta está aí para revelar a verdadeira identidade dos advogados, e aí me bateu o desespero.

O fato é que na faculdade você aprende a teoria. É preciso calçar a sandália da humildade e reconhecer que a pratica vem com a devida formação e o peso de responder como advogado(a). Foi pensando nisso, que eu cheguei em uma conclusão. O melhor caminho a ser tomado é procurar uma área e começar atua-lo ao invés de querer abraçar o mundo.  Você pode mudar de área no futuro, isso não quer dizer nada, afinal as pessoas mudam de rota o tempo todo. Porém em cada momento da vida, o ideal é que esteja focado no que está fazendo.

Na minha humilde opinião, eu vejo como mais coerente procurar uma área especifica e começar atuar, e tao logo ou de imediato assim que puder, procurar ingressar em uma pós-graduação (especialização) para crescer e se destacar como um profissional. Importante lembrar que o reconhecimento profissional vem com o mérito e dedicação.

Agora você deve estar se preguntando, e se eu sair a procura de emprego, como vou escolher uma área para atuar? Ex: estava procurando uma vaga como advogado(a) e acaba sendo contratado(a) em um escritório de Direito Bancário. Veja bem, é como eu frisei acima. Se este é o caminho a ser tomado neste momento, abraça a oportunidade que vir, faça uma especialização e depois se quiser mudar, faça outra em outra área e vida que segue. Afinal de contas, estudar nunca é demais. Conhecimento, quanto mais, melhor será para a vida.

Espero ter ajudado a tomar uma decisão, porque sei que este momento é bastante tenso, pois trata-se de uma escolha de vida, ao qual foram pelo menos cinco anos para alcançar a sonhada formação. Uma dica, ansiedade não ajuda em nada neste momento. Cautela é a chave da saída. Forte abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo