GESTÃO JURÍDICA: VOCÊ PRECISA SABER FAZER.

Está pensando em abrir seu escritório e não sabe nada de gestão gestão jurídica? Então para tudo e busque primeiro este conhecimento. Não se iluda achando que só porque a OAB diz que não somos empresários, que pode abrir seu escritório acreditando em um passo de mágica que tudo irá dar certo e do nada o dinheiro vai brotar em sua advocacia.

Sou empresária a quase três anos e posso responder com bastante segurança. Uma empresa só terá sucesso com o conhecimento de quem faz a gestão dela. E neste caso, a advocacia torna bem pior, porque, o dono do escritório não vai poder contratar um gerente com conhecimentos para fazer a gestão do seu negócio jurídico. Salvo se contratar um advogado com função de gestor jurídico.


Agora pense você com bastante cuidado. Está começando com seu escritório sem um bom dinheiro para investir, então não como manter as dispensas a ainda pagar o salário de um gestor jurídico. Correto? Me parece que só terá um caminho a seguir. Saber fazer sua própria gestão jurídicca e ainda atuar como operador/advogado.


Gestão jurídica é algo que não se aprende na faculdade, ou seja, o advogado não sabe fazer se não buscar assessoria e mentoria, salvo se já é um empresário ou se já atuou em outros escritórios e já vem com bagagem para abrir o seu, não saberá os caminhos da gestão de seu escritório. Não se engane. Se insistir em abrir seu próprio escritório sem este conhecimento, certamente irá se frustar e colocar a culpa da advocacia e no mercado.


Importente você saber que gestão jurídica envolve tanto a parte operacional, quanto a parte finaceira do seu escritório. Por isso tem que saber fazer ou irá fracassar. Então deixo aqui meu conselho como uma administradora de negócios, e o método que eu uso e funciona para mim. Portanto. Basicamente são duas maneiras de começar sem errar e ter sucesso: 


Na primeira fase se concentre na estruturação da parte operacional de como irá funcionar para que no minimo (50%) dos atendimentos se convertam em contrato. E para isso, o advogado que abre um escritório sozinho, a possibilidade de fracassar é quase que certo. Tenha de início pelo menos um atendente para fazer os atendimento do whatsapp, seja uma secretária ou um estágiário, além de boas ferramentas para ajudar como por exemplo um bom sistema de pagamento e recebimento.


Na segunda fase, manter o controle financeiro do seu escritório é peça chave e para o sucesso. E contar com assessoria de cobrança vai te ajudar a focar em outras demandas do escritório sem correr riscos. Essa parte é fundamental para que o advogado possa focar nas defesas de seus clientes além de indispor com os maus pagadores. Não tolere a inadimplência no seu escritório. Lembre-se que suas contas são mensais.


INSTITUTO LEONICE GOMES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo