Para quem resolver seguir a carreira de advocacia, chega a hora de decidir como vai trabalhar. Uns procura emprego em escritório e outros decidem por abrir seu próprio escritório. Assim começa a vida/carreira do mais novo advogado no mercado de trabalho.
Esse assunto não é tão sem fundamento assim. Isso é a historia da vida real vivida em tempo real. Tem coisa que saber para se prevenir é a alma para seu negócio deslanchar e estar preparado para uma sociedade, é estar preparado para enfrentar os desafios por ela imposta.
O início recai um peso muito grande na vida do profissional que ainda tem que aprender com a prática bem diferente da teoria estudada na faculdade. E mais complicado ainda, quando o advogado resolver querer abraçar o mundo. Na minha opinião, as grandes falhas na advocacia está ligada aos advogados que tentam atuar em todas as áreas do Direito, o que no meu ver, é humanamente impossível fazer com qualidade.
Se você optou por abrir seu escritório, lembre-se, todo início não são colheita de flores, ou seja, vai precisar ter em mente que terá que carregar o escritório por um bom tempo sem ver o principal (dinheiro), você vai precisar trabalhar duro para obter resultados. Os advogados costumam confundir pelo fato de não se tratar de atividade comerciante, acha que escritório não é uma empresa que precisa ser administrada como o mesmo rigor de qualquer outra. Aí mora a falha que leva muitos a não ter sucesso ou até desistir.
Em toda profissão você irá encontrar a barreira da concorrência, mas essa barreira pode ser mais intensa quando existe um mercado saturado como está a advocacia. Mais calma, não há motivos para desanimar sem antes começar. O ponto chave é achar o ponto de equilíbrio. A advocacia de hoje não é a mesma de (30) anos atrás.
Apesar do meu início na advocacia, posso dar uma dica como empresária, o quando aprendi da forma mais dolorosa que as pessoas encondem. Não existe glamour no começo (abri meu escritório estou rica), não espere por isso. Uma dica que eu tenho a deixar aqui para os iniciantes, use a tecnologia ao seu favor. A advocacia no Brasil tem suas limitações com relação a publicidade e propaganda (não estamos nos Estados Unidos) mas podemos usar o marketing de forma moderada a nosso favor. Nem pense em abrir um escritório sem antes pelos menos ter um site para seu escritório. Este é o primeiro passo na era de hoje, esse é um dos caminhos para ter sucesso. (fica a dica).