A graduação acabou e você pretende seguir estudando para melhor colocação no mercado de trabalho ou mesmo para ampliar a qualificação profissional. No entanto se depara com a escolha certa que deverá fazer. Especialização ou Mestrado?
Primeiramente cabe esclarecer que existe diferença entre uma e outra. E neste ponto deve ser analisado qual irá melhor atender sua necessidade neste momento. Cabe lembrar que não existe uma regra em que primeiro tem que fazer a especialização e depois o mestrado. Nada te impede de ir direto para o mestrado, basta que esta seja sua opção.
Para saber a escolha certa, compete destacar a diferença de uma e de outra. Assim fica mais concreto chegar numa decisão e ganhar tempo, principalmente para quem busca uma colocação no mercado de trabalho com urgência.
Especialização stricto sensu: em sentido específico, estreito, limitado. Forma o aluno para uma área específica com a finalidade de atuação numa determinada área do curso da graduação. A exemplo é o curso de Direito, além das varias opções de profissões, há também várias áreas para o próprio advogado atuar (direito civil, direito penal e entre outras). Neste sentido torna-se indispensável a especialização.
Mestrado lato sensu: Tema mais usado no Brasil. No modelo de estudos europeus nada mais é que uma especialização lato sensu em sentido amplo. Os candidatos a esta modalidade tem como objetivo via de regra, a docência (ser professor) ou a pesquisa científica.
Mestrado stricto sensu: Existe o Mestrado profissional, da mesma forma, nada impede de dar aulas. Esta modalidade é pouco ofertado no Brasil. Se você já fez uma pesquisa, já percebeu que são bem poucas as ofertas de áreas especificas. Usando como exemplo a PUC PR – Oferece o Mestrado em Direito Econômico e Socioambiental. Neste contexto, o aluno escolhe a matéria correlata dentro desta modalidade (ex direito penal, direito civil) para fazer a dissertação.
Eu vou usar como parâmetro a Argentina. A grande maioria de ofertas de Mestrados é (profissional). O aluno já escolhe a área especifica para fazer o mestrado (mestrado em direito penal, mestrado em direito civil). Esta é a diferença entre o mestrado profissional e o mestrado acadêmico. Diferente do mestrado acadêmico que é lato sensu, o mestrado profissional é stricto sensu.
Então qual a diferença real de especialização para um mestrado profissional se ambos são stricto sensu? Na minha opinião a titularizarão. Na especialização você será um Especialista e no mestrado, será Mestre. Por esta razão que cada vez mais as faculdades/universidades dão preferencia para contratar Professores Mestres. Assim sendo, se pretende ser professor, de preferência para o mestrado.
O mestrado foi minha escolha. Optei pelo Mestrado profissional. Eu precisava de uma especialização que me ajudasse na advocacia e ao mesmo tempo ir em busca de conseguir ingressar na carreia da docência.
Então a melhor escolha cabe a você. Depende do que está buscando no momento. Se não tens interesses na carreira docência, a especialização seja um bom caminho, pois é bem mais em conta. Mas se queres encarar logo de uma vez um mestrado profissional, também é uma ótima opção.