Estamos vivendo na era digital e todo e qualquer negócio que não utiliza desta ferramenta, está ficando congelado no tempo, e a maior consequência disso é o prejuízo, pois sem faturar qualquer escritório está fadado ao fracasso.
Com cada vez mais profissionais no mercado, as salas saíram do formato de (Rua) e aderiram aos Edifícios. Então seu escritório precisa ser visto, afinal quem não é visto não é lembrado.
De acordo com o Código de Ética e Disciplina da OAB, em seu dispositivo taxa que:
Artigo. 28. O advogado pode anunciar os seus serviços profissionais, individual ou coletivamente, com discrição e moderação, para finalidade exclusivamente informativa, vedada a divulgação em conjunto com outra atividade.
A questão é que, quando se fala de criar um site, logo vem o marketing, e neste contexto vem o pensamento da publicidade e propaganda. Contudo esta ferramenta hoje em dia tem sido usada em tudo, e quando eu digo (em tudo) é tudo mesmo. Todo e qualquer negócio deve criar seu site, sob pena de ficar esquecido na face da terra.
Criar um site e trabalhar com marketing digital no seu escritório não significa fazer propaganda ou infringir as normas da OAB, mas sim se beneficiar de uma das maiores ferramentas que temos hoje no mercado de trabalho. Sem mais delongas, vamos ao tema.
Se você advogado recém formado decidiu que irá abrir seu próprio escritório, a primeira coisa que deve fazer e criar seu site antes. Então vamos a passo a passo:
Se não tens dinheiro para contratar uma agencia, não se preocupe, hoje com os desenvolvedores de sites que temos e com a tecnologia avançada, é perfeitamente possível criar um site profissional sem ser formado em Sistema. Neste post, irei destacar três deles e irei falar um pouco de cada um:
1° WEBNODE: Na minha opinião um excelente editor de site, com temas bem bonitos, bem completo e preços bastante atraente para o serviço que oferece. Com ele da para registrar o domínio, fazer a hospedagem, criar e-mails profissionais e desenvolver o próprio site. Não precisa de nenhum conhecimento em html para personalizar seu site, pois a plataforma é toda editável e não perde em nada para muitos sites profissionais que eu já vi. Basta fazer um cadastro e começar a criar seu site. Pode começar no plano gratuito para testar e se gostar é só assinar um plano pago . (https://www.webnode.com.br/)
2° BLOGGER: Sim, o blogger ou blogsport do google não serve apenas para criar Blogs. Tem sido possível utiliza-lo até para lojas. E este merece destaque, o grande detalhe (é grátis). Se está com a grana curta para os gastos iniciais, talvez esse seja o melhor, pois é totalmente gratuito. Basta instalar um template e edita-lo. E a única plataforma com palno grátis que da para usar o próprio domínio (ex: www.seusite.com) (https://www.blogger.com/)
3° WIX: Este você não precisa de nada de conhecimento, qualquer leigo consegue criar seu site com este desenvolvedor de sites. Eu quando comecei meu blog, comecei com o wix, e não tive nenhuma dificuldade. Ele tem na versão grátis mais para usar seu domínio também tem que assinar um plano pago, mas o preço é bem acessível. (https://pt.wix.com/)
4° WORDPRESS: Por último não poderia de deixar de falar dessa “carinha” o queridinho do mercado. Existe dois modelos, o wordpress.com e o wordpress.org. A diferença fica por conta de o wordpress.com ser de código fechado, ou seja, modelos prontos para ser editaveis e o wordpress.org ser de código aberto, para quem tem conhecimento em programação.
Se você não tem pelo menos o básico de conhecimento em programação, eu só indico esta plataforma para quem quer contratar um Web Designer para fazer o seu site. Para ser mais em conta, pode contratar um programador freelancer ao invés de uma agência (Eu fiz uma pesquisa e a maioria cobram menos de 1.000,00 para te entregar o site prontinho). Para fazer o site do meu escritório eu usei o wordpress.org e utilizo a hospedagem da Hostgator https://www.hostgator.com.br/. Indico também a https://www.hostinger.com.br/. As duas oferece exercentes preços nos planos de hospedagens além de oferecer outros serviços como por ex: e-mail profissional.
Eu falei de quatro plataformas, mas existe muitas outras. Destaquei apenas as que eu já usei. Como sei que no início tudo é muito difícil e tudo que possamos economizar é muito bem vindo, achei bem válido falar um pouco de plataformas que possamos nos mesmos desenvolver nosso próprio site para nosso escritório. Espero te ajudado. Um forte abraço e fica a dica.